quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

GENTILEZA


É uma pena que o ato tenha virado raridade. Passamos pelas pessoas sem cumprimentar porque somos mal educados, não as conhecemos,  e se cumprimentarmos, somos encarados da forma mais estranha possível. Pergunto a você, desde quando educação virou bicho papão? Desde que os pais pararam de ser rígidos e não ensinaram a gentileza aos seus filhos. Estamos todos nessa gigante bolha de mal educados. É fácil demais ignorar as pessoas, falar besteira, olhar atravessado, reclamar das pessoas a nossa volta. 

Infelizmente só somos gentis quando queremos algo em troca. E os ligeiros se defendem "Gentileza gera gentileza". Mas se formos esperar pela gentileza alheia, morremos sem sermos gentis. Ignorantes os que não percebem que ser gentil faz bem para a saúde, ilumina nossa alma. Nada mais satisfatório do praticar o ato da gentileza sem esperarmos nada em troca. Tornamo-nos grandes espiritualmente, pois a gentileza é a essência do homem. 

Devemos amar não somente a vida, mas também as pessoas. O que para piorar, todos nós sabemos e poucos de nós praticamos. Humanos cabeças duras. Vale muito mais um sorriso no rosto do que beiço contorcido e xingões na ponta da língua. Precisamos ser mais flexíveis com as pessoas e vigiarmos nossos atos para tornarmos pessoas mais leves. Gentileza não é bicho papão, é a fada dos dentes que deixamos de acreditar. 

2 comentários:

  1. Não é a dureza dos pais que fazem o ser humano mais gentil. Uma mãe gentil terá um filho gentil. O dia a dia está cheio de pessoas gentis, basta olhar com um pouco mais de atenção. Aprendi uma coisa importante na vida: Nossos olhos estão voltados, em grande maioria, para as coisas ruins. "Nossa, que ônibus lotado. Poxa, esse lugar está cheio de gente devagar, estou atrasado. Trânsito maldito! Olha esse cachorro filho da p** na frente!" E poucos enxergam que no ônibus lotado existe alguém dando o lugar para outro sentar. Que quando aquele cara que passou correndo e esbarrou no senhor que caiu, teve outra pessoa que o ajudou a levantar. Que aquele trânsito maldito de 5 minutos, é porque tem alguém lá na frente parado para um cadeirante atravessar a rua. E que aquele cachorro maldito, que foi abandonado, logo depois teve um dono que o adotou e o amou.
    Tudo na vida tem os prós e contras. Todos podemos ver isto.

    Apenas um complemento da crítica.
    Abraço! - Victor.

    ResponderExcluir
  2. Compreendo, existem pessoas educadas e gentis, mas infelizmente são minoria. Beijos querido

    ResponderExcluir